Qual o diferencial das equipes bem sucedidas do Google?

O Google queria revolucionar o seu departamento de RH, chamado de Operações de Pessoas. Com a ajuda de dados e análises, eles queriam formar as equipes perfeitas para qualquer projeto.

Segundo Brian Welle, diretor do Google de análise de pessoas, montar uma equipe seria como montar um deck de cartas Pokémon.

Para desenvolver esse modelo, o departamento entrevistou mais de 180 equipes do Google. Ao final, no entanto, descobriram que isso nunca daria certo, segundo artigo da Inc.

De acordo com Welle, eles perceberam que as características de uma pessoa têm pouco impacto no resultado final de uma equipe.

Ao contrário, o que influencia a produtividade e eficiência de um time é como todos se comportam de maneira coletiva.

A pesquisa não foi jogada fora. Com os dados que eles coletaram, listaram cinco características das equipes mais bem-sucedidas da companhia:

1 - Segurança psicológica
Para trabalhar de maneira eficiente, as pessoas precisam sentir que estão seguras e que podem expressar suas opiniões e ideias sem medo do julgamento da equipe.

2 - Dependência
Para um bom trabalho de equipe, os membros precisam confiar que os outros irão entregar o que deveriam.

3 - Estrutura e clareza
Cada pessoa precisa saber qual o seu papel e o que pode acrescentar à empresa, ainda que isso não seja feito de forma matemática.

4 - Significado
Cada um precisa sentir que aquele projeto em conjunto traz conquistas importantes para si mesmo.

5 - Impacto
Um trabalho eficiente em conjunto só dá certo se cada um acreditar que aquele projeto irá trazer bem para a companhia e a sociedade.

Fonte: Revista Exame

Para profissionais

Contato

Rua Núbia Barrocas, 1285 | Bairro: Parque Manibura | Fortaleza - Ceará - Brasil
(85) 3879-1005
contato@personarh.com