10 profissionais mais escassos em 2016

Um novo relatório do ManpowerGroup revela que 43% das empresas brasileiras têm dificuldades na hora de contratar.

O quadro é global: segundo a consultoria, empregadores do mundo todo estão enfrentando a mais aguda escassez de talentos desde a crise de 2008.

O levantamento, que ouviu mais de 42 mil empresas em todos os continentes, aponta que globalmente 4 em cada 10 empregadores passam por problemas para preencher seus postos de trabalho. No Japão, o país com escassez mais aguda, 86% dos empregadores relataram o desafio.

No Brasil, os profissionais mais escassos são os técnicos, seguidos por secretários, recepcionistas e assistentes administrativos.

As principais razões para a dificuldade de contratação, no caso brasileiro, são falta de habilidades técnicas (41%), falta de habilidades pessoais (17%), falta de experiência (14%) e expectativa de um salário maior que o oferecido (14%).

Para Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup no país, os resultados mostram que as empresas lutam para atrair pessoas qualificadas – um dado que merece a atenção do profissional brasileiro. “É um indicativo para ele intensificar o networking e se atualizar para conseguir o trabalho”, diz ele em nota.

Veja abaixo a comparação dos 10 profissionais mais escassos no Brasil e no mundo, segundo a pesquisa:

personarh 10 profissoes escassas

Fonte: Exame

Ranking Brasil Mundo 1 Técnico Trabalhador de ofício 2 Secretário, recepcionista e assistente administrativo Profissional de tecnologia da informação 3 Operador de máquinas e de produção Representante de vendas 4 Trabalhador de ofício Engenheiro 5 Representante de vendas Técnico 6 Executivo Motorista 7 Profissional de finanças e contabilidade Profissional de finanças e contabilidade 8 Motorista Executivo 9 Engenheiro Operador de máquinas e de produção 10 Profissional de tecnologia da informação Secretário, recepcionista e assistente administrativo

 

Para profissionais

Contato

Rua Núbia Barrocas, 1285 | Bairro: Parque Manibura | Fortaleza - Ceará - Brasil
(85) 3879-1005
contato@personarh.com